segunda-feira, 9 de novembro de 2015

3ª Atividade:

Prezad@s Alun@s:

                   Após a independência do Brasil em 1822, inúmeras lutas ocorreram de norte a sul do país, com o objetivo de por fim ao regime de trabalho escravo e por  melhores condições de vida para todos.    

O mapa a seguir nos ajudará a perceber que, as lutas ocorreram de norte a sul do Brasil.
(Clique no mapa para ampliar)

Estudaremos quatro destas revoltas que também são consideradas rebeliões. A primeira delas será a que ficou  conhecida como "CABANAGEM".  Convido a tod@s vocês a ler as página 206 a 207 do livro de História e assistir ao pequeno vídeo abaixo:


Além de ler as páginas do livro e assistir ao vídeo acima, você deverá responder as questões abaixo, na forma de comentário (mínimo 8 e máximo de 10 linhas).

Preste atenção: NÃO É PARA RESPONDER EM FORMA DE TÓPICOS.

          Quem era os "Cabanos"?  Ou seja,  quais pessoas foram consideradas "Cabanos" e por que receberam esta identificação? Qual (ou quais) foi (foram) a (as) CAUSA (ou CAUSAS) da revolta? Quem mais aderiu à luta, ao movimento revoltoso dos "Cabanos"? Qual era a situação da Província do Grão-Pará à época da revolta? Que fim teve a revolta/ou seja, qual (ou quais) foi (foram) a (as) CONSEQUÊNCIA (S) da revolta dos "Cabanos"?


O comentário deverá ser postado até às 23:59' de segunda-feira, dia 16/11/2015 e terá o valor de 4,0 pts.

Bom trabalho, profª Fátima

16 comentários:

  1. A situação da população pobre do Grão-Pará era péssima. Mestiços e índios viviam na miséria total. Recebeu este nome, pois grande parte dos revoltosos era formada por pessoas pobres que moravam em cabanas nas beiras dos rios da região. Estas pessoas eram chamadas de Cabanos. No ano de 1835, os cabanos ocuparam a cidade de Belém (capital da província) e colocaram na presidência da província Félix Malcher. Fazendeiro, Malcher fez acordos com o governo residencial, traindo o movimento. Revoltados, os cabanos mataram Malcher e colocaram no lugar o lavrador Francisco Pedro Vinagre (sucedido por Eduardo Angelim). Em 1840, muitos cabanos tinham sido presos ou mortos em combates. A revolta terminou sem que os cabanos conseguissem atingir seus objetivos.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gustavo, eis o "feedback": seu comentário está muito bom. Esta atividade tem o valor de 4,0 pts., e sua nota é 4,0.

      Excluir
  2. A cabanagem foi uma revolta popular que aconteceu entre os anos de 1835 e 1840 na província (região norte do Brasil). Os cabanos receberam este nome , pois grande parte dos revoltados era formada por pessoas pobres que moravam nas beiras dos rios. No início do período regencial , a situação da população era péssima, mestiços e índios viviam na miséria total. Sem trabalho e sem condições de vida . Os cabanos sofriam em suas cabanas às margens do rios . O objetivo principal da revolta era a conquista da independência da província do grão-pára. Os cabanos pretendiam obter melhores condições adequadas de vida . Com início em 1835 a cabanagem gerou uma guerra sangrenta entre os cabanos e as tropas do governo central . Contanto com o apoio das tropas de mercenários europeus . Em 1840 muitos cabanos tinham sido presos ou mortos em combates. A revolta terminou sem que os cabanos conseguissem atingir seus objetivos. Elizabeth Simone Ambrósio , turma :c manhã

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elizabeth, eis o "feedback": seu comentário está muito bom. Pena que você escreveu nomes próprios iniciando com letras minúsculas. Esta atividade tem o valor de 4,0 pts., e sua nota é 3,9.

      Excluir
  3. Os cabanos era a população pobre de indígenas,mestiços, e negros que viviam na beira dos rios em cabanas na região,por isto o nome,Eles viviam em péssimas condições e por isto acabaram se revoltando contra o governo.Quem mais aderiu a luta foi Batista campos que alimentou com suas atitudes a resistência dos cabanos.Nesta época a situação do grão-pará era péssima.Após cinco anos de sangrentos combates, o governo regencial conseguiu reprimir a revolta. Em 1840, muitos cabanos tinham sido presos ou mortos em combates. A revolta terminou sem que os cabanos conseguissem atingir seus objetivos.Luisa turma:E

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luisa, eis o "feedback": seu comentário está muito bom. Pena que não atingiu o número mínimo de linhas proposto.Esta atividade tem o valor de 4,0 pts., e sua nota é 3,9.

      Excluir
  4. Os cabanos eram pessoas pobres que moravam em cabanas na beiras dos rios no Grão-Para.As pessoas que eram consideradas cabanos eram Mestiços, índio e Negros,receberam essa identificação por morarem em cabanas na beiras dos rios.As pessoas que mais aderiram essa luta foram os Pobres,Negros e mestiços.A situação da província do Grão-Para era precária,aviam muita fome na miséria total.muitas cabanos foram mortas[30 mil]e presos,e os Cabanos não o movimento acabou sem que os Cabanos conseguissem alcançar seus objetivos principais. Samira lorena Sala:11 8ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Samira, eis o "feedback": seu comentário está bom. Pena que Pena que não atingiu o número mínimo de linhas proposto. O que significa [30 mil]??? Esta atividade tem o valor de 4,0 pts., e sua nota é 3,8.

      Excluir
  5. Os Cabanos,eram pessoas pobres que moravam em cabanas nas beiras dos rios da região do Grão-Pará.Negros,Mestiços e índios foram considerados Cabanos.O objetivo principal era a conquista da independência da província do Grão-Pará.
    Os cabanos pretendiam obter melhores condições de vida (trabalho, moradia, comida). Já os fazendeiros e comerciantes, que lideraram a revolta, pretendiam obter maior participação nas decisões administrativas e políticas da província.
    Os pobres foram os que mais aderiram à luta.Mestiços e índios viviam na miséria total. Sem trabalho e sem condições adequadas de vida, os cabanos sofriam em suas pobres cabanas às margens dos rios.Em 1840, muitos cabanos tinham sido presos ou mortos em combates.A revolta terminou sem que os cabanos conseguissem atingir seus objetivos.Bruna Bianca Luiza Sala:11 turma:c 8ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna, eis o "feedback": seu comentário está ótimo. Você cumpriu todos os objetivos proposto. Esta atividade tem o valor de 4,0 pts., e sua nota é 4,0.

      Excluir

      Excluir
  6. Os cabanos eram (indígenas,mestiços e negros).Eles receberam esse nome porque moram em cabanas nas beiras dos rios da região.As causas da revolta foram pela conquista da independência da província do Grão-Pará.Os cabanos pretendiam obter melhores condições de vida (trabalho, moradia, comida).Quem aderiu a revolta foi lavrador Francisco Pedro Vinagre (sucedido por Eduardo Angelim). No início do Período Regencial, a situação da população pobre do Grão-Pará era péssima. A revolta terminou sem que os cabanos conseguissem atingir seus objetivos. Em 1840, muitos cabanos tinham sido presos ou mortos em combates.Rafael Valente turma 13 E

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael, eis o "feedback": seu comentário está muito bom. Pena que não atingiu o número mínimo de linhas proposto. Esta atividade tem o valor de 4,0 pts., e sua nota é 3,9.

      Excluir

      Excluir
  7. Os cabanos eram indígenas, mestiços e negros da região.Eles receberam esse nome, porque moravam em cabanas à bera dos rios, em condições miseráveis.A causas das revoltas foram, pela conquista da independência da província do Grão-Pará. Os cabanos pretendiam obter melhores condições de vida (trabalho,moradia e comida).Quem mais aderiu à luta foi,lavrador Francisco Pedro Vinagre (sucedido por Eduardo Angelim).No inicio do período regencial,a situação da população pobre do Grã -Pará era péssima. 1840, o Pará foi "pacificado" à custa da morte de cerca de 30 mil pessoas, perto de 20% da população total da província. Nome: Pedro Henrique de Moura Canuto. Turma: 13 E

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pedro, eis o "feedback": seu comentário está muito bom. Pena que não atingiu o número mínimo de linhas proposto. Esta atividade tem o valor de 4,0 pts., e sua nota é 3,9.

      Excluir
  8. Os cabanos eram os: Indios (33.000), Negros (30.000), Mestiços (42.000), Brancos (15.000), eles eram chamados assim pois moravam em cabanas na margens do rio. Eles se revoltaram porque queriam terras para plantar e o fim da escravidão, os fazendeiros queriam a independência. Os fazendeiros também apoiaram o movimento, e com isso juntaram ricos e pobres. A situação da província Grão - Pará era crítica pois a população pobre, (mestiços, negros, indios) viviam na miséria total. Sem trabalho e sem condições adequadas de vida, os comerciantes e fazendeiros da região também estavam descontentes, pois o governo regencial havia nomeado para a província um presidente que não agradava a elite local. Em 1840 muitos cabanos haviam sido presos ou mortos e não conseguiram atingir seus objetivos. Cleidimara Ramona 8*C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cleidimara, eis o "feedback": seu comentário está muito bom. Pena que não atingiu o número mínimo de linhas proposto. Esta atividade tem o valor de 4,0 pts., e sua nota é 3,9.

      Excluir

Esse espaço é seu. Seu comentário é sempre muito bem vindo.
Comente, opine, se expresse. Participe!
Alertamos que os comentários deverão ser postados na língua portuguesa culta, expressando a reflexão e compreensão dos temas abordados nas postagens. E, antes de postar, verifique se o seu comentário é pertinente ao tema proposto para a discussão, OK?